terça-feira, 12 de junho de 2012

Staycation parte II

Continuando o assunto de ontem, hoje quero vos falar sobre como organizar o nosso tempo em casa para que não sejamos donas de casa a tempo inteiro nem nos aborrecermos-nos durante este período.




1º Todos devem ficar felizes:  Planear as férias é muito importante para não chegarmos aos últimos dias das férias e termos a sensação que não fizemos nem metade do que tínhamos planeado. Sem entrar com grandes pressões ou nervosismos, uma vez que estamos de férias, devemos planear com antecipação.
Escutar o que cada elemento quer fazer é importante para que todos fiquem felizes, pois se eu gosto de passear na serra e o meu marido gostar de ler, ao criar um dia de passeio à serra e outro dia um dia de leitura na varanda ou no jardim vamos ser mais tolerantes com as actividades uns dos outros e aproveitar de melhor forma as nossas férias.

2º Definir o itinerário: Sabendo a partida o que cada um quer fazer nas férias, e as outras tarefas que têm de ser feitas como arrumar a casa, lavar roupa, passar a ferro, cozinhar, devemos criar um horário para todas essas tarefas e actividades. Claro que não devemos ser tão rígidos ao ponto de estarmos a fazer uma actividade que gostamos e temos de parar  imediatamente porque já é tempo de fazer outra actividade. A flexibilidade e o bom senso devem prevalecer nestes assuntos. O horário serve apenas de guia para nos ajudar a organizar melhor o nosso tempo para fazer aquilo que mais gostamos. Isto é mais ou menos que a Amy fala no seu livro Tell Your Time.

3º Definir um orçamento: O ideal é pensar inicialmente no que vamos fazer durante as férias. Quantas vezes queremos comer fora, quantas vezes vamos preparar um barbequeu ou um jantar com amigos, idas ás piscinas municipais, museus, planetário, jardim botânico, concertos, aquário/zoo entre outros coisas que são interessantes para fazer em família mas que são pagas. Devemos fazer previamente um orçamento para não gastarmos mais do que estávamos a contar. O ideal é encontrar actividades que não exigem gastos, como: sessão de jogos em casa, ler no jardim, visitar a pé o centro da cidade, ver um filme na TV, passeio de BTT.





Mas o mais importante é que todos se divirtam durante as férias e que façamos coisas diferentes daquelas que fazemos durante o dia a dia, só assim é que podemos fugir da rotina e descobrir algo novo e aproveitar ao máximos as nossas Férias.


Sem comentários:

Enviar um comentário